Instagram Pineda & Krahn Youtube Pineda & Krahn
Menu
Pineda & Krahn Advogados

ARTIGOS

Como me tornar uma empresa ESG?

A palavra do momento no mundo corporativo ESG, mas efetivamente o que isso significa?

O ano de 2020 veio para realizar uma triagem no que se relaciona a medidas efetivas para a gestão de riscos, a pandemia do COVID-19 mostrou que o incerto existe e traz consequências devastadoras.

Com isso, o mercado financeiro ficou atento ao desempenho das empresas e utilizou critérios para identificar quais são os investimentos mais seguros. Mas quais foram esses critérios?

Os denominados ESG são práticas relacionadas ao meio ambiente, ao social e a governança, que já vem sendo debatidos desde 2019. Larry Fink, CEO da BlackRock enviou uma carta aos seus investidores tratando da necessidade de efetivar os propósitos das empresas.
No Brasil, no início de 2021, o Tesouro Nacional tomou a iniciativa para incluir o país no circuito das emissões de títulos públicos com vocação ESG.

Mas não só isso, é algo que ultrapassa os limites do mercado financeiro.

A inserção de ações ambientais, sociais e de governança está associada a efetiva sobrevivência das corporações, isso por 3 motivos básicos: as crises ambientais atingem todos de forma avassaladora sejam ricos ou pobres, o equilíbrio nas relações sociais é balizamento para padrões de consumo e as questões éticas e de transparência atribuem solidez e confiabilidade.

Em resumo, quem adota práticas ESG realiza um mapeamento estratégico de suas ações visando uma consistência de ações a longo prazo. Os resultados são maiores rentabilidade, mas também a entrega de um valor para a sociedade, o que atinge colaboradores, clientes e pessoas comuns.

Nesse contexto o papel do advogado é fundamental. É necessário um preparo para construção de uma realidade adequada a legislação, mas também individualizada priorizando as potencialidades e criando estratégias para os pontos frágeis.

A consultoria irá demostrar os benefícios das práticas e apontar de que forma isso será repassado ao público externo, é importante que as ações sejam realizadas de forma transparente e aferível para que processo seja efetivamente de sucesso.

A adoção de critérios ESG é uma metodologia de ação que tem por objetivo efetivar o desenvolvimento sustentável, criando um cenário favorável para a geração de lucro, melhora da qualidade de vida das pessoas e a manutenção dos ecossistemas.

Luiza de Araujo Furiatti OAB/PR 45.697
Voltar

CONTATO

Nome
Telefone
E-mail
Mensagem

NEWSLETTER

Para receber notícias e novidades, inscreva-se na nossa newsletter

Nome
E-mail
Agência de publicidade e propaganda em Curitiba | Agência Eureka!